domingo, 15 de agosto de 2010

Talk show

Meus amores Carol e André estão dormindo.

Nossos hosts Britta e Eleno e seus filhos Luca (doente do estômago – seria uma sina nesta viagem?) e o pequeno Noah descansando, afinal nessa noite em Köln, eu acho que fui o único que dormiu direito, o André acordava direto para mamar, deve ter achado o local ainda estranho, e o Luca com diarréia, bom....

Estamos em Köln. O Eleno é de São Luis – MA, e a Britta é alemã, apaixonada pelo Brasil. É o primeiro lugar que ouvimos o português.

Esse é o último lugar em que somos couch surfers. Nenhuma família nos receberá daqui pra frente. Ficaremos num hotel e num apart hotel.

Engraçado, quando estávamos em Paris, achamos que tínhamos reservado pouco tempo e lamentamos ter que sair.

Ao chegar na Bélgica, eu me surpreendi com Brugge (ou Bruges), gostei muito mesmo, achei que o tempo que reservamos para Paris era o suficiente. Nossos primeiros hosts: Marianne e Erik com sua simpatia e interesse ajudaram muito a gostar do local.

Em Dendermode, perto de Ghent e Bruxelas, fizemos muitas coisas interessantes. Nossos hosts Lieke e Peter e seus quatro filhos: Nina (14), Arne (9), Bavo (7) e a espoleta da Enea (4) e as crianças dos vizinhos, deixaram o nosso pequeno Andrézão super à vontade. Na casa uma infinidade de brinquedos. Peter é artista (pintor), seu ateliê também é na sua grande casa, ele é bastante culto e interessado. Lembra até um pouco o apartamento da Cláudia: um monte de crianças, um monte de paredes pintadas, muito barulho...

Peter e Lieke são pais que ainda conseguem tempo para conversar com os seus guests - não toda a hora, não terminando o assunto naquele momento, mas sem perder a simpatia e voltando ao assunto após atenderem às urgências de seus anjinhos somados aos vizinhos e ao André.

Mas o que conversamos tanto com os belgas?

Falamos muito sobre crianças pois estamos em casas de famílias com crianças, falamos muito sobre cervejas e suas histórias, chocolates e yogurtes a gente não fala, só compra em qualquer esquina e se derrete, mas o mais interessante: a Bélgica é um país atualmente sem governo.

Dá para acreditar no Brasil sem governo? Não, não... Dá pra acreditar no Brasil e seu governo? deixa prá lá... quem me conhece já sabe quem está escrevendo.

A gente podia exportar alguns dos nossos pra Bélgica, não? Não, a gente está começando a dar um jeito no nosso país, mas para isso não vamos avacalhar a Europa, deixa ela bonitinha para gente poder visitar de vez em quando. Um pouco de ordem e progresso é essencial, mesmo que não seja no seu país.

Esse blog é em português porque eu não diria isso a um gringo – isso vale para você, Ann!!!
Eu tento não desmoralizar o Brasil aqui fora, mas que dá vergonha, isso dá.

Back to Belgium, agora eu vou sacanear os europeus: Eita povo que se odeia! Em qualquer lugar e com um pouco de sensibilidade você saca... Sem preconceito, é fato.
Os belgas possuem duas línguas oficiais: o flamish (=dutch) e o francês, em algumas regiões ainda falam-se o alemão.

O resumo da briga é o seguinte: os flamish parlantes, querem a Bélgica toda falando o flamenco e os que falam francês, exigem que se fale francês em toda a Bélgica, até aí tudo bem, dá para cada um ficar no seu canto, a Bélgica morre e dois novos países surgem.

Problema: ambos querem Bruxelas como capital. Aí cria-se o impasse.

Aqui na pacata Alemanha, tudo em paz, uma tarde chuvosa e... Meus amores Carol e André ainda estão dormindo? Está na hora de acordá-los!!!

Auf wiedersehen.

2 comentários:

  1. Meus caríssimos Nando,Carol e Andrezão.
    Que alegria e satisfação receber tantas noticias maravilhosas de vocês.
    Não obstante alguns contratempos de fuso horários,alimentação e ou problemas de adaptação,isso tudo faz parte do contexto,em viagens,ficamos muito contentes em saber que estão curtindo bastante nessa viagem.
    Infelizmente ainda não consigo digitar com a rapidez que me é peculiar, (o nando sabe que eu era um eximio datilógrafo, há + ou - um século),pois hoje devido a artroscopia no ombro sinistro, e poe sinistro nisso, estou com um ritmo de um cágado, consegui superar já a lesma paralítica, a evolução está chegaando, bom,não!!
    Deixando de lero lero, graças a Deus estou recuperando bem, a pseudo imagem de veterano atleta, tem efetiva e emotivamente me ajudado muito.
    Aguardo o trio com muita alegria, e, quem sabe ve-los pessoalmente nosso querido netinho poliglota ensinando-me as linguas neo-germanas.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nando...Estou aqui lendo o que vce nao diria para um gringo! hihihihihi

    ResponderExcluir