sexta-feira, 27 de agosto de 2010

De volta ao lar e considerações.

Nossa aventura acabou. Já estamos de volta ao lar e à rotina.
Saímos de Paris às 23:30h do dia 20/08. O vôo foi tranquilo, André dormiu logo que entramos, mas não conseguiu se acomodar no assento, tive que dormir com ele no meu colo mesmo. Como ele gosta de dormir de bruços, dormis e logo acordava chorando querendo virar. Acabei me esticando nos dois assentos (meu e dele) e me recostando na janela e coloquei ele deitado em cima de mim.
Chegamos bem no Rio, fizemos umas comprinhas no duty free e fomos para casa exaustos. André dormiu no taxi de volta e quando acordou levou um susto por estar em casa, mas parecia muito feliz. Percorreu todos os cômodos, brincou com todos os seus brinquedos, parecia estar fazer um "re-conhecimento" da área.
Bom, agora já estamos de volta ao trabalho e Andrpe de volta à creche (chorou nos primeiros dias) e parece que a viagem já foi há muuiiito tempo...
Mas vou aproveitar para fazer uma avaliação geral.

O itinerário

Nosso itinerário foi o seguinte:
03/08 a 08/08 - Paris (apartamento mobiliado)
08/08 a 11/08 - Brugge/Bélgica (casa da Marianne e Eric, casal que já havíamos hospedado pelo Hospitality Club)
11/08 a 14/08 - Dendermonde/Bélgica (casa da Lieke e Peter e seus 4 filhos, via Couchsurfing)
14/08 a 17/08 - Colônia/Alemanha (casa da Britta e Heleno e filhos, via Couchsurfing)
17/08 a 18/08 - Bouillon/Bélgica (Hotel Panorama)
18/08 a 20/08 - Paris (apartamento mobiliado)

Bom, o itinerário foi bem bacana e tranquilo de cumprir com o André. As distâncias foram curtas o suficiente e o tempo que escolhemos para cada local foi adequado. A escolha dos locais foi mais baseada na possibilidade de ficar com pessoas bacanas do que pelos locais em si. Sabíamos que queríamos um vôo direto e depois distâncias curtas. Então começamos por Paris e partimos de lá para escolher os locais.

A Hospedagem

Variar entre couchsurfing e hotel é sempre uma boa opção. O hotel/aparatamento te dá mais privacidade e liberdade, mas ficar com pessoas bacanas tem muitas vantagens, principalmente com crianças! Por exemplo: pudemos comer comida caseira, André tinha companhia e brinquedos, você tem apoio e dicas de pessoas locais, há troca de experiências. Teve um dia em Colônia que choveu muuiiito, imagine ficar trancafiado num quarto de hotel com uma criança de 2 anos?? Portanto tivemos a sorte de contar com o carinho e hospitalidade da Britta que nos aturou o dia inteiro e ainda recebeu nossa amiga Melanie! Mas chegar em Bouillon e ter um quarto de hotel enorme e maravilhoso só para você também é muito gostoso! Enfim, minha dica é fazer um pouco de cada.
O primeiro apartamento que ficamos em Paris foi bem bacana. Ficar em apartamento também foi uma opção por conta do André. Você tem mais espaço, dá para cozinhar, dá para fazer alguma coisa em outro cômodo enquanto a criança dorme (coisa que não aconteceu conosco...rsrsrs), enfim, achei uma ótima opção. Recomendo!
www.yellowflat.com
O apartamento da volta foi mais ou menos, mas também atendeu nossas necessidades. Alugamos através de uma agência especializada:
www.parisdreamapartments.com
Quanto ao Couchsurfing, não tenho mais o que falar, é uma das melhores invenções do mundo. Já conhecemos pessoas fantásticas, outras nem tanto, mas a experiência geral é muito boa. Tanto que o casal que nos hospedou em Brugge ficou em casa há 5 anos atrás e mantivemos contato por todos esses anos!!! Vale a pena.
Em Bouillon, recomendo o hotel que ficamos:
www.hotelpanorama.com

O meio de transporte

Apesar de adorar viajar de trem, optamos por alugar um carro. Saiu mais barato e mais prático do que trem, principalmente com criança e bagagem. Te dá liberdade de horário e te leva de ponta a ponta. Mas dentro da cidade optamos por andar a pé e transporte público.
Mas para não ficarmos sem nenhuma viagem de trem, pegamos um trem de Dendermonde para Gent (45 minutos de viagem), só para satisfazer nosso desejo :)
Alugamos o carro na Europcar e o preço foi ótimo, ainda que o swrviço tenha sido meia boca. Primeiro porque alugamos um Xsara Gran Picasso e acabamos levando um Peugeot Touppe (é tipo um doblô, só que menos e com ridículos 70CV). Segundo porque nos deram a cadeirinha de tamanho errado para o André. Tentaram me empurrar um booster, que recusei, e depois vieram com a cadeirinha. Só depois de já estar na estrada foi que vi que era destinada a crianças com mais de 15kg. Nota zero para eles.

A bagagem

Definitivamente levamos mais coisa do que precisamos. Mas tendo em conta que foi nossa primeira viagem para fora com o Pitoco, melhor assim. Mas teria sido mais tranquilo com menos coisas, sempre é.
O carrinho foi útil, principalmente para o André fazer as sonecas da tarde, mas o resto do tempo a gente carregava ele a tôa. Nós levamos também o ergo baby carrier, que é um carregador de bebê e teria sido mais útil se não ocupass tanto espaço...acabamos deixando ele em casa a maior parte do tempo por falta de espaço para levá-lo quando saíamos de dia.
As minhas roupas deram certinho, e ainda não usei algumas coisas: vestido, shorts (levei 2 e só usei 1) e algumas camisetas.
O que foi mais útil? Medicamento para recompor a flora intestinal!!!! rsrsrsrs

Comidas

Eu estava um pouco preocupada com o que o André ia comer, mas no final deu tudo certo. Um pãozinho pela manhã, uma fruta comprada no mercado, um almoço de restaurante, uma quiche na hora que não dava para comer direito, uma comidinha caseira na casa dos amigos. Com um pouquinho de cada coisa deu para ele ficar bem alimentado, mesmo sentindo falta do arroz e do feijão. Sempre carregávamos um suquinho, uns biscoitos e fruta conosco para emergências.
Para nós foi tranquilo, mas não lembro de nenhuma refeição fantástica desta vez. Talvez só o flemish stew (Carbonnades Flamandes), que é um cozindo de carne da cerveja. No mais, pães e queijos fantásticos, muita batata frita e sobremesas e frutas deliciosas.

Bom, vou ficando por aí. Depois vou postando mais e adicionarei mais fotos.

Um comentário:

  1. Carol... amei as historias e as dicas! Estamos planejando nossa primeira viagem a Europa desde que casamos, e agora com o Kiyo ela seria muito mais divertida. Nao vemos a hora de fazer isso. A minha sorte eh que na Europa temos parentes da Suica e amigos na Italia. No mais, vou experimentar o CS e hoteis.
    Beijos imensos e parabens pro Andrezao... ele tah lindo! Acho que o Kiyo e ele iriam gostar muito de brincar juntos novamente...

    ResponderExcluir